segunda-feira, 12 de maio de 2008

Seminário “1968 – 40 anos depois”, na Escola de Comunicação.

Entre os dias 12 e 16 de maio acontece o Seminário “1968 – 40 anos depois”

Atenção alunos que se interessam pela história política do nosso país e do mundo! O Instituto Mário Alves (IMA) em parceria com a ECOS e outros cursos da UCPel, UFPel, além do Movimento Estudantil e Sindical e demais entidades comprometidas com as lutas sociais, estão realizando o seminário “1968 - 40 anos depois”, que irá dar inicio dia 12 até 16 de maio, à tarde, no campus II da UCPel e à noite, no auditório do Colégio São José.
O seminário irá abordar o contexto político brasileiro e mundial no ano de 1968, marcado por grandes tragédias como a Guerra do Vietnã, o conhecido “maio de 1968,” em que os estudantes se revoltam contra o statos quo, a morte do presidente Kennedy, entre outros fatos mundiais. No Brasil, será lembrado o dia 26 de Junho de 1968 na Av. Rio Branco, centro do Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil. Grande ato contra a ditadura militar, com participação de intelectuais, artistas e ativistas políticos. A passeata ocorreu em protesto contra os atos de repressão a estudantes que reivindicavam o fim da ditadura e a redemocratização do país. O evento não foi reprimido pelos policiais e foi viabilizado depois de muita negociação entre um grupo de intelectuais e artistas e os militares. Foi dedicada à memória do estudante Edson Luís, morto três meses antes. Esses fatos, entre outros, serão mostrados através de palestras e exibições de filmes. No dia 16, às 10h, será realizada uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Pelotas.
O principal objetivo do seminário é contribuir para a pesquisa de eventuais afinidades eletivas entre os diversos aspectos em um período marcado por pressões democratizantes, por crises e golpes de Estado, por crescimento econômico acelerado e ampliação das classes médias, e também por notável efervescência intelectual, especialmente do pensamento social e político e da produção artística, em parte continuadora do modernismo anterior, em parte inovadora e radical.
As inscrições e mais informações podem ser obtidas no IMA (Rua Andrade Neves, 821) ou pelo telefone (53) 3025-7241.
Por Viviane Moraes

Nenhum comentário: