sexta-feira, 14 de março de 2008

Alunos podem começar a montar suas chapas estudantis

Após um ano de mandato, a chapa Movimentação anuncia que está em contato com a Comissão Eleitoral (COE) da universidade para dar início à eleição 2008 para escolha dos novos integrantes do Diretório Acadêmico do Centro de Educação e Comunicação. Mesmo sem data definida para o período de inscrição, os organizadores orientam para que os alunos montem suas chapas desde já.
Não há número máximo de equipes inscritas nem de integrantes para cada uma. A única orientação é para que os grupos tenham no mínimo seis integrantes, entre os quais devem estar distribuídos os cargos de presidente, vice-presidente, 1º e 2º tesoureiros, secretário e ao menos um suplente. Logo no início a chapa Movimentação tinha 14 participantes, dos quais apenas cinco seguem até hoje. Alguns tiveram de se afastar por motivos acadêmicos, outros simplesmente abandonaram o diretório.
A mudança da antiga escola de Comunicação Social (ECOS), que englobava os cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas, para Centro de Educação e Comunicação (CEC), com adição dos cursos da área de educação e os tecnólogos de Produção Fonográfica e Design de Moda, trará alterações nas chapas. Elas agora terão de contar também com alunos desses outros cursos visto a necessidade, não que isso seja obrigação.
Toda faculdade tem direito a um diretório acadêmico composto por alunos que irão representar o todo. São várias as funções desempenhas pelos membros do diretório, Entre as principais estão as organizações de atividades extra-classe, de transporte para ir a eventos acadêmicos, organização de debates, defensoria dos direitos dos estudantes, organização de reivindicações e ações políticas dos alunos e realização de atividades culturais como festas, feira de livros, festivais diversos, entre outros.

Por Mônica Jorge

Nenhum comentário: