segunda-feira, 17 de março de 2008

Mobilização da Prefeitura de Rio Grande diante de uma catástrofe ecológica

Nos seis dias do incêndio na Reserva Ecológica do Taim, secretarias e equipes da Prefeitura Municipal do Rio Grande se mobilizaram a fim de evitar grandes prejuízos à região. Naquela ocasião, além de acompanhar e testemunhar o desenvolvimento do trabalho das equipes, o prefeito Janir Branco, através do decreto de lei nº 9.829, declarou situação de emergência em parte da área atingida pelo fogo na reserva. Também mobilizado com a situação, o secretário do Meio Ambiente, Norton Gianuca, caracterizou o desastre como "uma perda muito grande para a estação ecológica, a fauna e a vida". Sobre os prejuízos, Gianuca comenta que na época do desastre "muitas espécies se encontravam com seus com filhotes, ninhos foram queimados e existem ainda várias espécies vulneráveis ou consideradas em extinção. Foi um desastre ambiental muito grande".
O incidente foi registrado pelo Gabinete de Imprensa, através do gerente de comunicação e marketing, Ramão Freitas. "Na época visitamos todos os principais locais de operação. O prefeito teve acesso ao relatório que estava sendo feito pelos responsáveis da Estação", lembra Freitas. De acordo com o gerente, o relatório apontava os prejuízos, "principalmente para a fauna e a vegetação da reserva. Mas o pior prejuízo se concentrava na fauna, por que a vegetação era mais fácil de reconstituir".

RISCOS
Durante o encontro, o chefe da Estação Ecológica relatou à Prefeitura os riscos que os andarilhos causam às reservas ecológicas. "Ele nos relatou que é comum encontrar pessoas que adentram a reserva e sem se dar conta do risco e sem ter o mínimo cuidado, fazem fogo e até mesmo churrascos", conta.
Segundo Freitas, a reserva passa agora a estudar formas de abordagens no intuito de tentar oferecer mais segurança a esses espaços. "O IBAMA também está estudando alternativas para reforço de proteção à reserva, porque segundo eles, estas incidências são muito comuns no local", conclui o gerente de comunicação e marketing.
Por Bruno Kairalla

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