segunda-feira, 17 de março de 2008

Comunidade Científica apresentou projetos para a área

No dia 29 de fevereiro aconteceu uma reunião no auditório do Centro de Pesquisas e Gestão dos Recursos Pesqueiros Lagunares e Estuarinos - CEPERG, em Rio Grande. O objetivo do encontro foi reunir instituições de pesquisas interessadas em colaborar no monitoramento da Estação. Representando a UCPel, estiveram presentes os professores Rafael Dias e Marcelo Dutra.
Segundo o professor Marcelo Dutra, os danos à Estação Ecológica do Taim, após o incêndio que consumiu aproximadamente cinco mil hectares dos 33 mil hectares da reserva, não foram tão graves como foi noticiado. O professor explica que a possibilidade de recuperação de um sistema após uma pressão é muito grande quando se trata de um banhado, toda a área possui forçantes que garantem que a área continue sendo um banhado, possui um terreno plano, arenoso e com saturação de água: "estes forçantes não foram modificadas com o sinistro", disse.
Os professores da UCPel sugeriram a construção de um banco de dados com um plano de manejo para a estação que facilitaria a tomada de decisões para a conservação e preservação da área e uma análise, via satélite, das áreas que são mais sujeitas a incêndios por estarem com menor concentração de água.
Dutra explica que para que este trabalho possa ser desenvolvido pela UCPel é necessário recursos financeiros e a universidade não possui estes recursos. "Agora estamos aguardando nova reunião, pois o chefe da Estação Ecológica, Amauri Sena, está lutando para conseguir estes recursos junto ao Ministério do Meio Ambiente e viabilizar o nosso trabalho", conclui.

Por Silvana Moreira

Nenhum comentário: