sexta-feira, 14 de março de 2008

O Olhar de Zero Hora sobre o incêndio do Taim

Não foram só os jornais locais que destacaram o desastre ecológico na reserva do Taim. O incêndio na Estação Ecológica foi objeto de reportagens diárias no jornal Zero Hora, de circulação estadual e nacional (jornal impresso com maior circulação no Rio Grande do Sul, e 5º maior no país), entre os dias 30 de janeiro e dois de fevereiro, tendo recebido destaque na capa do jornal nos dois primeiros dias da cobertura.
As matérias foram feitas pelo repórter Rodrigo Santos, da Casa Zero Hora de Rio Grande-RS, e contaram com a colaboração de fotógrafos, da editoria de arte de ZH, e dos repórteres Eduardo Cecconi, Caroline Torma e Ronan Dannenberg.
Longas reportagens, algumas inclusive com duas páginas, foram fartamente ilustradas com fotos do incêndio e imagens de arquivo da reserva. Além disso, no jornal impresso vinha a chamada para que o leitor acessasse o site do jornal Zero Hora para ter acesso a uma galeria com mais fotos além das que constavam na edição impressa do dia. A cobertura do jornal também contou com a presença constante de infográficos, que ajudavam a explicar as informações sobre o acontecimento de uma forma visualmente interessante.
Com imagens e infográficos, o jornal Zero Hora conseguiu transmitir de uma forma mais clara as informações sobre o incêndio na Estação Ecológica do Taim. As inúmeras fotos tiradas no local do incêndio, por sua vez, permitiram que os leitores tivessem uma experiência mais próxima ao acontecimento.

Zero Hora usa infográficos em cobertura do Taim
Um dos destaques da cobertura do jornal Zero Hora sobre o incêndio na Estação Ecológica do Taim foi a grande presença de infográficos. Reportagens que misturavam mapas, ilustrações, fotos e texto tornavam mais simples para o leitor poder compreender uma grande quantidade de informação de jornalismo especializado.
Na primeira vez em que o caso foi noticiado no jornal, em reportagem no dia 30 de janeiro, a matéria trazia um pequeno mapa com a localização da Estação Ecológica do Taim. No dia seguinte, 31 de janeiro, a reportagem sobre o incêndio vinha acompanhada de um infográfico ilustrado que explicava de uma forma didática o processo de formação da Reserva e as espécies que habitam a Estação. No dia 1º de fevereiro, um infográfico colorido e em 3D explicava como estava sendo feito o combate ao fogo.
No dia 17 de fevereiro, quinze dias depois do término do incêndio, o assunto voltou a receber destaque no jornal através da presença de um infográfico completo, que trazia diversas informações sobre a Reserva, as espécies que habitam o Taim, as conseqüências do incêndio, e o tempo estimado de recuperação da área.
Com os infográficos, o jornal Zero Hora conseguiu transmitir de uma forma mais clara as informações sobre o incêndio na Estação Ecológica do Taim.

Por Gabriela Zago e Lara Bohm

Nenhum comentário: