quarta-feira, 16 de abril de 2008

Alunas preparam projeto experimental comunitário

As alunas do Centro de Educação e Comunicação (CECOM) Aline Reinhardt, Karina Peres, Cíntia Arbeletche e Bianca Zanella resolveram fazer um projeto experimental diferenciado, voltado para questões comunitárias. Para começar, elas farão, na verdade, dois projetos.
O primeiro projeto é a Maratona de Cinema da Z3, uma exibição gratuita de produções cinematográficas nacionais com duração de três dias. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de abril, das 15h às 21h, no Salão Paroquial da Colônia Z3. Com entrada franca, a Maratona é voltada especialmente para os moradores da comunidade, mas também é aberta para residentes de outras regiões da cidade. Ao todo, serão exibidos 28 filmes, totalizando 18 horas de programação.
“A idéia original era fazer um Cine Clube. Mas aí as coisas foram evoluindo, e a gente resolveu levar para a Z3. Também era para ser quinzenal. Mas acabou virando uma única sessão – ou melhor, uma ‘sessãozona’” comenta Karina Peres, uma das alunas organizadoras do projeto.
“A Maratona tem, na verdade, uma fundamentação. A gente fez uma pesquisa de opinião pública na Z3 sobre o interesse dos moradores sobre cinema, e constatou que o pessoal de lá vê muito cinema, gosta bastante, só que eles assistem de forma individual, em DVD, na televisão. A proposta do projeto é levar uma forma de apresentação coletiva de cinema, de se ter um ambiente próprio para ver o filme. Ver o filme em uma tela grande traz toda uma sensação diferente”, complementa Aline Reinhardt.
Já o segundo projeto, ainda em fase preparatória, envolve a produção de um programa para a Rádio Escola do Colégio Municipal Pelotense. “A gente vai fazer oficinas e, no caso, não necessariamente treinar os alunos, mas dar ferramentas para que eles possam produzir o próprio programa, do jeito que eles quiserem”, explica Aline.
“As outras vezes que a rádio funcionou na escola era só com músicas e alguns recadinhos, baseado na idéia de Rádio FM”, relata Karina. A proposta do projeto é introduzir no programa aspectos jornalísticos, como entrevistas e notícias, mostrando para os alunos “o outro lado do rádio”.
As alunas ainda estão em fase de seleção de estudantes do Colégio Pelotense para participação no projeto do programa de rádio. Quanto à Maratona de Cinema da Z3, mais informações podem ser obtidas no blog e no Twitter do projeto: http://cinez3.blogspot.com e http://twitter.com/cinez3

Por Gabriela Zago, Krischna Duarte e Margo Bueno

Nenhum comentário: