quarta-feira, 23 de abril de 2008

Assessoria em campo

Um trabalho acadêmico, quatro alunos loucos por futebol e um time pelotense buscando um espaço maior na mídia local. Uma fórmula simples que vem trazendo bons resultados há um mês, tanto para o grupo universitário quanto para o clube, Grêmio Atlético Farroupilha, que disputa a Segundona do Campeonato Gaúcho.
Leandro Lopes, César Soares, Fernando da Cruz e Rubilar Afonso são os participantes do projeto criado na disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de Comunicação Social da ECOS. E como torcedores assumidos de Pelotas e Brasil de Pelotas, a escolha pelo esporte e pelo time fragatense foi única. “Apaixonados por futebol, eu e mais três colegas decidimos que o nosso enfoque não poderia ser outro. Por motivos de parcialidade, a dupla Bra-Pel ficou fora dos planos, e o Farroupilha logo surgiu na pauta, como o time mais simpático da cidade e também mais carente de mídia”, disse Leandro.
O blog (www.gafarroupilha.blogspot.com) foi criado para dar início ao trabalho. Lá, o histórico das partidas e notícias variadas como, por exemplo, novas contratações do clube, expectativas de jogos e informações sobre treinos são postadas diariamente. E o material do blog não pára por aí. Os alunos inovaram e vídeos dos gols de cada partida também podem ser vistos pelos internautas. Além disso, releases são enviados para a imprensa da cidade e para os interessados. “Estamos com publicações em vários sites, como o do Jornal Tradição e o Futebol na Rede, um dos mais respeitados sites de futebol da região sul do país. Os jornais locais, Diário Popular e Diário da Manhã, estão também utilizando nossas informações e fotos enviadas, principalmente quando reforços são apresentados no clube.”, ressaltou Leandro.
Por parte do Grêmio Atlético Farroupilha, representado pelo presidente Coronel Ewaldo Poeta, a iniciativa foi vista de forma positiva. Leandro conta que o Coronel reagiu bem à iniciativa, assim como a comissão técnica, que aceitou propostas e aderiu ao trabalho sem problemas. Já o técnico Eduardo Pereira e seu auxiliar disseram que o Farroupilha tem muita carência na área de comunicação e que o trabalho pode acrescentar muito no desempenho do clube nas competições que disputa.
O reconhecimento veio também pelos colegas de imprensa. “O pessoal das rádios elogiou o trabalho realizado pelo nosso grupo, para nós e também ao vivo nos programas esportivos. O blog foi divulgado no jornal e em outros blogs respeitados, como o do jornalista do ClicRBS Eduardo Cecconi. A editoria de esportes do Diário Popular nos deu respaldo necessário para divulgações e o diretor de comunicação do Esporte Clube Pelotas também elogiou o trabalho. Leandro está feliz com o estímulo que os acadêmicos vêm recebendo: “E sem contar nos dias de jogos, quando o corre-corre habitual é compensado com simples frases positivas de incentivo, ou até mesmo um simples agradecimento. São coisas pequenas, mas que dão uma grande motivação para quem realmente faz o trabalho com vontade”.
Trabalho com vontade que, somado ao profissionalismo, foi capaz de deixar a paixão pelo time de coração um pouco de lado. E assim, os alunos e o Farroupilha vão crescendo juntos com um mesmo ideal. “Sou áureo-cerúleo, sou tricolor, sou torcedor e sou profissional. O pensamento agora é que o Farroupilha possa obter o melhor resultado possível no campeonato. Quem sabe Farroupilha e Pelotas possam estar junto com o Brasil na primeira divisão do Gauchão em 2009? O futebol tem muita projeção e trabalha com muita esperança e sonho, e é nisso que a gente tem que se apegar pra fazer qualquer trabalho. Acreditar, sempre. Isso é o mais importante”, finalizou Leandro Lopes.

Por Luyza Espinosa

Nenhum comentário: