sexta-feira, 25 de abril de 2008

Controle Social de Políticas Públicas

Livro é uma produção coletiva de pesquisadores de Universidades e da Cáritas

Controle Social de Políticas Públicas é fruto de um estudo realizado nos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O livro, em nove artigos, procura disponibilizar informações mais abrangentes quanto à temática da participação popular, garantidos na Constituição Federal de 1988. A pesquisa foi realizada de fevereiro de 2003 a agosto de 2005, e buscou analisar o exercício do controle social na gestão das políticas públicas, em nível municipal.
A coordenadora do Mestrado em Política Social da UCPel, professora Vini Rabassa da Silva, uma das organizadoras, ressalta que a obra traz a discussão de um tema ainda desconhecido por muitos. “A partir de 1990, se alterou substancialmente a gestão das políticas sociais, ao se incluir a participação da população na gestão. Este é um livro que discute as possibilidades e os limites da população ao exercer o controle sobre as políticas estatais”, explicou. Segundo ela, o estudo que deu origem ao livro foi coordenado pela Universidade Católica abrangendo outros estados. “Esta atuação projeta a Universidade em nível nacional. O livro já está catalogado na Biblioteca Pública Nacional, no Rio de Janeiro”, destacou.
O livro está a disposição nas livrarias do país, especialmente no livraria Educat, para os leitores de Pelotas e região.

Por Mariza Pacheco

Nenhum comentário: