sexta-feira, 23 de maio de 2008

DIA MUNDIAL SEM O TABACO:

UCPel fica mais saudável a partir do dia 30 de maio
“A partir de 30 de maio de 2008, a Universidade Católica de Pelotas será um ambiente livre do cigarro. Somos a favor da vida”. Em circulação e presente em cartazes e folders fixados nos espaços físicos da Universidade, esta é parte da mensagem recentemente adotada pelo programa UCPel Mais Saudável, que pretende alertar a comunidade acadêmica para a proibição do uso do cigarro nas dependências da instituição. O programa foi lançado em agosto do ano passado.
Além de atentar para os danos que a fumaça causa à saúde dos não fumantes, a mensagem ainda destaca o artigo 2, da lei federal 9.294 de 1996, na qual estabelece que “é proibido o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada com arejamento conveniente”.
Mesmo existindo a lei, 12 anos depois de sua regulamentação, a Católica, estrategicamente, lança o veto ao ato de fumar, próximo do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, e que neste ano trabalhará sob o tema: Juventude Livre do Tabaco.

INICIATIVAS
Para fazer valer a proibição contra o fumo e também despertar a conscientização dos estudantes, a agência de publicidade da UCPel, a Agente, trabalhou em campanhas que apresentasse imagens fortes, capazes de provocar, sensibilizar e reter a atenção dos estudantes. Uma das imagens, que ilustram os cartazes, faz referência a mão de um adulto, segurando a pequena mão de um bebê. Entre os dedos do adulto, um cigarro.
Desde segunda-feira, 19, a UCPel promove nas entradas e corredores de seus prédios, uma “blitz” durante os horários de intervalo. A atividade é desempenhada pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (Lasco) do curso de Medicina da UCPel. A iniciativa visa estabelecer um contato mais físico com os acadêmicos.
No sábado, 30, véspera do Dia Mundial sem Tabaco, a Católica desenvolve atividades como o colagem de adesivos, proibindo o uso de cigarros, cigarrilhas e assemelhados dentro do espaço universitário. No decorrer das atividades, a Lasco apresentará uma esquete sobre o tema.

Por Bruno Zanini Kairalla

Nenhum comentário: