sexta-feira, 9 de maio de 2008

O futuro do jornalismo é o jornalismo do futuro

A era da tecnologia determina a modernização, o novo consumidor de informação exige qualidade, credibilidade e velocidade e... E tudo o que for passível de ser exigido.
Com os recursos técnicos disponíveis o jornalista tem de se modernizar para sobreviver no mercado de trabalho, tem de se especializar para viver com dignidade exercendo a profissão.
O futuro do jornalismo, o futuro do jornalista... De que tipo de jornalismo e de jornalista estamos falando?
O exercício da profissão exige um profissional multifacetado, capaz de escrever um texto de qualidade sem encher 500 mil linhas de bobagens. O jornalismo não vai acabar se ele aceitar que precisa passar por mudanças.
Os suportes da informação estão mudando, modernizando-se. Isto não quer dizer que o jornal, a revista, o rádio e a TV não vão mais existir. Mas, significa que essas mídias vão ter de competir em um mercado e vão precisar usar de todos os artifícios possíveis para se sobressaírem.
Com isso, quem sai ganhando é o leitor, que vai ler textos cada vez mais completos, cada vez mais inteligentes, cada vez mais modernos. A convergência de mídias vai hibridar os elementos. O jornalismo não deve ser um monstro sem rosto, mas um ser de múltiplas faces sorrindo e pedindo audiência.

Larissa Lauffer Reinhardt

Nenhum comentário: