segunda-feira, 19 de maio de 2008

A nossa também foi boa

A Escola de Comunicação, na noite da última sexta feira, 16 de maio, pode presenciar diversos palestrantes. No auditório Central do Campus I, da Universidade Católica de Pelotas, ocorreu o seminário sobre o estágio atual e perspectivas para o futebol feminino. Dentre os palestrantes, estavam presentes a deputada e representante do Ministério dos Esportes, Manuela D’Avila, Eduarda Streb e Elisabete Fernandes, da RBS TV, e Luis Castgliaro e Vinicius Munhnoz, da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A crescente prática do futebol feminino foi o principal assunto do debate. O seminário reuniu alunos de jornalismo, educação física e diversos desportistas de todas as áreas.
Já no Campus II, estudantes de publicidade tiveram a visita de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil: a Escala Comunicação e Markenting é hoje a principal liderança do setor publicitário na Região Sul e conta com clientes como Zero Hora e Praia de Belas Shopping Center. A Escala apresentou trabalhos e curiosidades, ao longo de seus mais de 30 anos no mercado.
Porém, o melhor ainda estava por vir. José Ricardo Castro, responsável pelo Espeto Corrido, coluna do Diário Popular, trouxe para os alunos, como principal questão, a situação da política em Pelotas. Sem medir palavras ou nomes, Castro, contou desde o seu começo de carreira até seus processos. No total de oito e deixando bem claro, “todos vencidos”. O palestrante, com mais de 30 anos de jornalismo, feliz pelo o que faz e apaixonado por Pelotas, mostrou-se à vontade.
Entre macetes e técnicas para um bom marketing político, Castro apresentou diversos interesses pessoais que fazem com que, os partidos busquem uma coligação, deixando descaracterizados seus partidos e seguidores. “Esse processo é uma verdadeira máquina, e essa tem que ser alimentada”. O jornalista ainda precisou alguns detalhes sobre as próximas eleições para a prefeitura de Pelotas. “São os mesmos de sempre e não haverá nada de novidades. Apenas, poderemos nos surpreender com alguma coligação entre os partidos.”
Sobre o presidente da República, Castro, explicou uma emenda em que daria uma nova possibilidade do nosso atual presidente, Lula, em novamente se reeleger. “O presidente diz que não quer, mas com a força, hoje, do ‘nome’ Lula, acho que ele não vai resistir, até porque existem centenas de interesses em todo o Brasil”. Se a nova emenda for aceita, não haverá segundo mandado e sim um mandado que passaria de quatro para cinco anos, já valendo para as próximas eleições.
A ligação do jornal Diário Popular com a cidade de Rio Grande, também foi debatida. Lembrando que, nesse mês, a parceria fechou um ano. “Essa nova idéia foi muito boa para nossa região, agora, poderemos ter uma nova oportunidade em Bagé. Temos força e conhecimento para seguir ampliando novas parcerias”, disse Castro.
Os estudantes presentes na palestra saíram satisfeitos e com seus conhecimentos aprimorados sobre a verdadeira situação política em Pelotas. Certamente, as próximas eleições para prefeito, serão analisadas sob outros aspectos.

Por Marcelo Oxley

Nenhum comentário: