terça-feira, 27 de maio de 2008

A história da filosofia é uma aventura a ser vivida nas páginas de um livro

Um best-seller, editado pela primeira vez em 1991, que continua a atrair leitores no mundo inteiro, O Mundo de Sofia apanha o leitor pelas mãos e pelo olhar atento para levá-lo a desvendar a história da filosofia no mundo.
Trazendo os questionamentos e as respostas encontradas nas mais diversas épocas e lugares do mundo o livro propõe ao leitor um verdadeiro exercício de cartase mental.
Jostein Gaarder atinge o âmago de questões que mobilizaram pensadores em todo o mundo e as expõe numa narrativa extremamente rica que conquista a todos aqueles dispostos a pensar a existência humana e as implicações da vida.
Um misterioso professor manda cartas a uma jovem menina, que curiosa aceita o desafio de desvendar os mistérios do pensar filosófico. Sofia é levada por Alberto, o misterioso remetente das cartas a conhecer as idéias de Sócrates, Descartes, Spinoza, Kant, Hegel, Marx, Freud, entre outros.
Logo, este misterioso homem seria também um amigo, que mostraria o universo do conhecimento a Sofia, incitando-a a pensar o mundo pela ótica de quem o faz. No decorrer das páginas Sofia redescobre a história da filosofia ocidental e seus personagens, e aprende a surpreender-se para aprender o mundo.
A temporalidade da narrativa explica o tema de forma didática e natural provocando o leitor a refletir junto com as personagens e mostrando que os questionamentos humanos acerca da existência são os mesmo desde os mais remotos tempos, mas as respostas vão se alterando, o que era mito virou ciência, o que era restrito fica amplo e o pensamento cresce cíclico e mutável.

Larissa Lauffer Reinhardt

Nenhum comentário: