segunda-feira, 12 de maio de 2008

Vícios do mundo moderno

Internet, MP4, iPod, câmera digital, jogos eletrônicos de computador... Todos estes aparelhos chamam a atenção e fazem brilhar os olhos de jovens e adultos, que através dos avanços da tecnologia buscam formas de entretenimento, descanso e por vezes fuga de problemas enfrentados no dia a dia. Embora todos esses tipos de aparelhos provoquem satisfação, é preciso ter cuidado para que não acabem viciando àqueles que o utilizam. O misto de prazer e dependência anda lado a lado, preocupando pais, médicos e pesquisadores, que comprovam que grande parte dos jovens já está viciada nos eletrônicos.
Em Rio Grande, entre as 63 escolas do Município, atualmente 33 participam do Projeto Escuna, realizado pela Prefeitura. Estas escolas possuem sala de Informática, dando aos alunos a oportunidade de aprender e também conviver com este tipo de tecnologia "bastante necessária nos dias de hoje", conforme ressalta Vera Lúcia, professora e coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. No Colégio Marista São Francisco, conversei com jovens na faixa etária de 14 a 17 anos e, como já era de se esperar, mais de 90% deles possuem celulares e outros aparelhos eletrônicos. Todos têm celulares, pois, conforme eles, "é a forma mais prática e rápida de encontrar alguém, onde quer que esteja".
Para Guilherme Faria, 15, Vinicius Bastos, 15, Camille Schnich, 15, Larissa Agostinho, 15, Priscila Halicki, 14, e Francielly Ribeiro, 17, estudantes do segundo ano do Ensino Médio, o uso do aparelho celular é essencial não só para se comunicar, mas também para ouvir música, tirar fotos e outras atividades. "Hoje encontramos em um aparelho tudo o que precisamos", ressalta Larissa. Os jovens dizem ainda que se sentem dependentes do celular, porém nunca experimentaram ficar um bom tempo sem o aparelho e defendem a idéia de que não morreriam se ficassem algum período sem seus preciosos "despertadores" - que em média são substituídos de dois em dois anos.
Salas inteligentes
O São Francisco, além de proporcionar aos alunos a "presença digital", onde na entrada do colégio os alunos passam o código de barras da agenda em uma máquina que já lhes computa a presença na sala de aula, oferece também as "Salas Inteligentes" onde os professores têm a possibilidade da criação de aulas mais dinâmicas, proporcionando maior interação entre aluno e professor. Através da imagem no monitor, os conteúdos eletrônicos são projetados na lousa interativa e, a partir daí, o professor pode interagir com o computador através de uma caneta especial, tornando o processo pedagógico mais atrativo aos alunos. Com a lousa interativa, o quadro negro acaba ficando de lado, pois além do “data show” e a apresentação de slides, os professores ainda podem buscar imagens e curiosidades na internet.
"A aula nas salas inteligentes são muito mais atrativas", admitem os jovens, que nas aulas de Geografia, por exemplo, podem visualizar localidades acessando o Google Earth (programa que pode voar para qualquer local da Terra para ver imagens de satélite, mapas, terrenos, edifícios em 3D e até explorar galáxias). Segundo eles, as aulas dependem muito da dinâmica que o professor utiliza, porém a tecnologia apresentada pelo colégio acaba atraindo bastante a atenção dos alunos.

Tecnologia demais pode viciar?
Diversas pesquisas comprovam que o uso da internet e outras tecnologias viciam e que um dos principais sintomas do distúrbio está na constante preocupação por estar conectado, assim como mentir sobre o tempo que passa navegando na rede e sobre o tipo de conteúdo acessado. Outros sinais fortes do vício, e talvez os mais preocupantes, são o isolamento social e a baixa auto-estima, interferindo profundamente nas relações familiares, sociais e profissionais. Os dependentes em internet costumam entrar em um círculo vicioso, já que a perda de auto-estima cresce na medida em que aumenta o vício, o que, por sua vez, eleva a necessidade de fugir da realidade e se refugiar cada vez mais no mundo virtual.

Por Daiane Roldão

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